Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 23 - setembro de 2021

DE OLHO NO SETOR

Pontes pré-moldadas foi tema de palestra no CBPE 2021

David Ordoñez: “O boletim 94 é de grande importância porque aborda de forma clara o projeto e construção da continuidade de pontes com elementos pré-moldados”.

Sobre o boletim 94 “Precast Concrete Bridge Continuity over Piers” (Continuidade de Pontes Pré-moldadas em cima dos Apoios Intermediários), Waimberg contou que existem exemplos de várias partes do mundo, com detalhamento da armadura de ligação em cima do apoio. Ele citou alguns aspectos técnicos abordados no documento, como o efeito da fluência do concreto nas estruturas construídas por fases. Ele tratou ainda sobre a relação tensão-deformação-tempo, a avaliação dos momentos hiperestáticos e as deformações. 
Em entrevista à Industrializar em Concreto, o secretário-geral da fib, David Fernández-Ordóñez, disse que esse boletim é importante, pois aborda de forma clara e concisa o problema de projeto e construção da continuidade de pontes com elementos pré-moldados. Publicado em conjunto com o PCI (Precast/Prestressed Concrete Institute), foi coordenado por Maher Tadros (PCI) e Hugo Corres Peiretti (fib), com a participação de 19 autores de nove países no âmbito do TG 6.5.
“A questão da continuidade de pontes pré-moldadas é altamente complexa e não foi tratada de maneira uniforme em diferentes partes do mundo. A participação de especialistas no projeto e execução de pontes pré-moldadas tem sido necessária para desenvolver uma metodologia comum a todos os casos e experiências em diferentes países”, disse Ordóñez. “O aspecto mais importante do Boletim é abordar de forma teórica rigorosa, e com exemplos de aplicação, a continuidade das pontes pré-moldadas. Foram desenvolvidos três exemplos de continuidade em pontes pré-moldadas com diferentes hipóteses e em diferentes países”, acrescentou.
Em sua análise, o boletim contribui para o desenvolvimento desse setor pela abordagem teórica e exemplos práticos, que poderão ser úteis para projetistas, construtores, empreendedores e pré-fabricadores. “O projeto e a construção deste tipo de ponte podem ser abordados de forma rigorosa, eliminando as regras aproximadas de uso prático utilizadas em diferentes partes do mundo para simplificar o projeto e construção quando não se faz uma análise rigorosa”. Por fim, ele ressaltou a brilhante participação brasileira no Grupo de Trabalho, por meio das colaborações dos engenheiros Fernando Stucchi e Marcelo Waimberg.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!