Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 20 - outubro de 2020

GIRO RÁPIDO

Pré-fabricado de concreto é destaque no ENECE 2020

O ENECE 2020 – 23º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural terá três grandes novidades: será realizado de forma totalmente virtual, as inscrições são gratuitas e com três dias de duração: entre os dias 19 e 21 de outubro, das 17h às 19h40. 
Nesta edição, a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) escolheu como tema central “Você não calcula o quanto estamos presentes em sua vida!”. As inscrições estão abertas pelo site: https://abece.curseduca.pro/l/enece-2020. O setor de pré-fabricados de concreto terá destaque na programação. A Abcic é patrocinadora do evento.
Em três dias de ENECE, o público participante poderá acompanhar palestras proferidas por especialistas da área da engenharia estrutural do Brasil e do exterior. O engenheiro Francisco Paulo Graziano, diretor da Pasqua & Graziano, falará sobre o tema “Parque da Cidade – Gleba – Soluções em estruturas pré-fabricadas de concreto sendo decisivas para a viabilização do empreendimento”, no dia 21 de outubro. Ele irá enfatizar os desafios do projeto dos edifícios de 17, 20 e 25 andares com uso intensivo da pré-fabricação em concreto.
Outro destaque da programação é a participação do espanhol Hugo Corres Peiretti, fundador da FHECOR Engenheiros Consultores. No dia 19, após a solenidade de abertura e a posse da nova diretoria da entidade pelo período 2020/2022, ele falará sobre as últimas novidades do Model Code 2020, uma norma única para obras novas e existentes, desenvolvida pelos membros especialistas da fib (International Federation for Structural Concrete). Esse tema foi, inclusive, motivo de evento específico no Brasil, o Workshop Model Code 2020, promovido pela Abece, pela Abcic e pela fib, em 2017, um dia antes da realização do ENECE.

Hugo Corres Peiretti
Fundador da FHECOR Engenheiros Consultores

Na sequência, Márcio Sequeira de Oliveira, CEO da Mola Structural Model abordará justamente essa nova maneira de estudar e ensinar estruturas.
No dia seguinte, será a vez de Rosane Bevilaqua, coordenadora da área de Construção Metálica da Gerdau, de Luiz Medaglia, líder de Inovação Brasil da Gerdau, e de Ricardo Mateus, CEO da Brasil ao Cubo Construção Modular Off-Site, mostrarem as inovações no setor da construção, por meio de um case de destaque:  construção de hospitais em tempo recorde. Logo após, Robert S. Vecchio, CEO da LPI Inc. Consulting Engineers proferirá a palestra Controle de trincas nas estruturas de aço soldado.
O terceiro dia terá início com a apresentação A união dos projetistas estruturais ao longo do tempo, a ser proferida pelo engenheiro Nelson Covas, diretor da TQS Informática. Logo após, “A versatilidade do aço” será tratada em palestra proferida pela engenheira Heloisa Martins Maringoni, sócia-diretora da Companhia de Projetos.

Francisco P. Graziano
Diretor da Pasqua & Graziano