Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 14 - outubro de 2018

ABCIC EM AÇÃO

Prêmio Obra do Ano em Pré-fabricados de Concreto abre inscrições

Considerado o prêmio mais importante do setor, a novidade desta edição será a divisão das homenagens por categorias

As inscrições para concorrer ao Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto estarão abertas a partir de 17 de setembro. Uma iniciativa da Abcic, a premiação é considerada a mais importante desse segmento e homenageia a indústria de pré-fabricados de concreto, o engenheiro projetista e o arquiteto responsáveis pela obra.
Segundo Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic, o prêmio visa reconhecer os esforços e comprometimento de toda a cadeia produtiva para o desenvolvimento do pré-fabricado de concreto no Brasil. “Nesses oito anos de premiação, foram inscritos projetos que enfatizam as qualidades e os benefícios da industrialização de concreto para a construção e ressaltam a versatilidade e a aplicabilidade da solução de engenharia em diversos setores, desde empreendimentos imobiliários, passando por centros de distribuição e logística, shopping centers, obras comerciais e industriais, até projetos de infraestrutura rodoviária, aeroportuária, energética e o agronegócio”, enfatiza.
O Prêmio sempre inovou. De acordo com Íria, o destaque do Júri inserido a partir de 2014 foi uma saída estratégica proposta pelos jurados, visando que obras incomparáveis,  por complexidade e magnitude, fossem também avaliadas, porém recebendo um destaque especial não impedindo que as demais obras  pudessem concorrer ao prêmio. 
Neste ano, o Prêmio Obra do Ano terá uma novidade, a divisão em três categorias – edificações, infraestrutura e pequenas obras. “Além da quantidade de obras diversificadas recebidas na edição anterior, muitas vezes, o Júri teve dificuldade em desempatar as obras, porque é difícil comparar um projeto de infraestrutura com um de pequeno porte ou de edificações. Isso vai facilitar o trabalho da Comissão porque eles vão analisar obras de um mesmo segmento e/ou tamanho”, explica Íria.
Na edição 2017, o vencedor foi o Shopping Parque da Cidade, formada por estruturas pré-moldadas de concreto (lajes, vigas e pilares), com consolidação “in-loco”. 
Para participar, basta acessar o site da Abcic (www.abcic.org.br), encontrar informações e ficha técnica das obras vencedoras até a última edição e conferir o regulamento e as orientações para inscrição. "Incentivamos todos a participarem, pois a Abcic está formando um banco de obras com todas as obras inscritas nas edições anteriores, cujo objetivo será lançar a 2ª edição do livro Coletânea de Obras Brasileiras em pré-fabricados de concreto. Além disso, os cases são referências para matérias da Industrializar em Concreto e também de outros periódicos de engenharia e arquitetura", finaliza Íria.