Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 24 - dezembro de 2021

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Reconhecimento à versatilidade, ousadia, adaptabilidade e precisão da construção industrializada de concreto

Os empreendimentos com estruturas pré-fabricadas de concreto receberam importantes premiações em 2021, enfatizando todos os benefícios da solução de engenharia e as vantagens competitivas ao adotar a industrialização em concreto. O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de concreto coroou um ano de muito trabalho e de superação de grandes desafios ao refletir o potencial do setor para atender as demandas diversas de projetos arquitetônicos e projetos estruturais

O uso da protensão em vigas e lajes alveolares permitiu uma modulação em grandes vãos sem que houvesse interferência no pé direito previsto no projeto arquitetônico de Sergio Athié (Athié Wohnrath). Para a fachada de entrada da obra em pele de vidro foram projetadas vigas em concreto pré-fabricado que se comportam como barreira contra a propagação de incêndio. Nas demais fachadas foram empregados painéis em concreto aparente. A estabilidade global da obra foi obtida pela combinação de pórticos com ligações viga-pilar que absorvem momento fletor negativo. 

Foram necessárias apenas 69 diárias de montagem para levantar o edifício de 10.838 m², com 10 pavimentos, 44 m de altura e mais de 1700 elementos em concreto pré-fabricado. A agilidade na montagem da estrutura sem escoramentos, combinada com a montagem simultânea das fachadas em painéis de concreto, possibilitaram a abertura de frentes para as demais disciplinas, garantindo a redução do prazo global e melhor coordenação entre todas as atividades em canteiro. 

A obra, localizada em uma região com grande tráfego de veículos e pessoas, cuja implantação ocupa todo o terreno, conta com dois níveis de subsolo e dez níveis de laje, o que exigiu que toda a descarga dos elementos pré-fabricados fosse feita de carretas paradas na rua em um ponto previamente determinado e protegido. Contudo, segundo Leonardi, a obra causou menos transtornos e incômodo para vizinhança do que se fosse uma estrutura convencional.

O edifício do Sicoob, em Sertãozinho (SP), recebeu a Menção Honrosa na categoria Edificações

O BIM foi fundamental para superar os desafios do projeto do edifício do Sicoob, especialmente, a demanda arquitetônica de um hall de 15 metros livres sem uso de pilares

Menção Honrosa: Edifício Multipavimentos Sicoob

Localização: Sertãozinho, São Paulo
Área construída: 6.742 m²
Construtora gerenciadora: Plena Gestão e Gerenciamento
Início da obra: Dezembro de 2019
Término da obra: Janeiro de 2021
Arquitetos: André Moraes Soares (Soares + Soares)
Projeto Estrutural: Sander David Cardoso (Protendit)
Empresa pré-fabricadora: Protendit 

Além disso, o tempo de execução e número de trabalhadores dentro do canteiro de obras foi sensivelmente reduzido e todo o fechamento das fachadas com painéis de concreto foram montados junto com a estrutura. “O resultado final, tanto pelo aspecto técnico como pela funcionalidade e estética, superou a expectativa dos envolvidos no processo”, enfatizou o executivo.

Os painéis de fachada exigiram um elevado controle de qualidade de produção e controle tecnológico do traço pois necessitavam apresentar homogeneidade de cor. Além disso, o projeto arquitetônico continha uma elevada presença de frisos falsos na paginação dos painéis em concreto pré-fabricado. Outro diferencial foi a presença de painéis com grandes dimensões de comprimento (16,3m), especificamente no topo da torre junto a caixa de escadas e elevadores. Por conta da altura de alguns painéis de fachada foi necessária a utilização de carretas do tipo in loader para que o gabarito de transporte embaixo de pontes pudesse ser respeitado. 

“Acreditamos que é uma obra que quebra muitos paradigmas, demonstrando que é viável a industrialização de edifícios multipavimentos dentro de cidades, em terrenos pequenos ou em ruas movimentadas, mesmo que os projetos sejam complexos ou com alguns detalhes arquitetônicos bem específicos”, avaliou Leonardi. 

O Prêmio Obra do Ano creditou duas menções honrosas na categoria Edificações: o edifício SICOOB COCRED, em Sertãozinho, no interior de São Paulo, e o Vita Boulevard, primeiro complexo multiuso de Gramado, no Rio Grande do Sul. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!