Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 7 - abril de 2016

PONTO DE VISTA

Reforçar o espírito de união do setor é a mensagem do novo presidente do conselho estratégico da ABCIC

Em sua análise, quais serão os maiores desafios para o segmento no futuro próximo? 
Acredito que o primeiro passo é se organizar para nos adequarmos à nova conjuntura de mercado. O futuro do nosso segmento e da construção como um todo não pode ser pensado apenas olhando para o atual momento de crise, pois, com certeza, ele não vai se perpetuar. Entendo que, realizados os devidos ajustes em termos econômicos e políticos, retomaremos um crescimento mais adequado, mais organizado e consistente, até pelo fato de que, quando há um crescimento acelerado demais, ele acaba gerando algumas distorções inconvenientes.  
 

E quais são os principais desafios da ABCIC em seu papel institucional?
O papel da entidade é de união. Temos de trabalhar para unir as empresas de forma a alcançar um objetivo comum, qual seja, aumentar a participação do pré-fabricado na construção civil de uma forma geral. Conseguir atuar em segmentos onde hoje não atuamos e ter mais tecnologia para isso. Buscar fortalecer as empresas por meio do Selo, das reuniões, dos debates, das missões e ações internacionais, da troca de ideias e contando sempre com o apoio das entidades parceiras. Não devemos deixar que um momento de crise e as situações vivenciadas no dia a dia nos façam colocar em risco o ambiente institucional que tem sido um apoio importante para o setor. Pelo contrário, é justamente neste momento que devemos superar as diferenças e, mais uma vez, vencer. 
 

Como analisa o estágio atual do relacionamento entre a Abcic e outras entidades associativas da construção civil no âmbito nacional e internacional?
A Abcic se tornou uma entidade bastante respeitada, tanto nacional, quanto internacionalmente. Somos uma entidade que cresceu muito e que é dotada de uma grande capacidade de evolução. Estamos, como entidade, sempre olhando para o futuro e, nesse sentido, somos vanguardistas. Evoluímos de uma associação que não tinha Conselho Estratégico e hoje possuímos um, cujo objetivo e definir as estratégias de longo prazo; temos a revista, que vem recebendo elogios do mercado, por ser feita com rigor e tratar de temas pertinentes e atuais; temos o nosso Anuário, que abastece de informação os associados. E o mérito disso se deve a decisão de se criar o Conselho Estratégico, que pensa a entidade no longo prazo, e temos um corpo executivo, que cuidará de executar o que foi definido e planejado. Tudo isso transformou a Abcic numa associação renomada e com credibilidade, uma referência. 
 

Como avalia as recentes iniciativas adotadas por diferentes fóruns setoriais para estimular a construção industrializada?
Todas essas ações e iniciativas para incentivar o uso da industrialização na construção são vistas de uma forma bastante positiva. Logicamente que nós sempre vamos trabalhar para trazer para o industrializado de concreto que é o nosso foco, mas o fato de existir esse movimento todo em torno da industrialização da construção mostra que a cabeça das empresas tem mudado. O mercado não quer mais continuar construindo daquela forma que fazia no passado. Acredito que o canteiro de obras no futuro próximo será um canteiro de montagem. As construtoras passarão a receber peças e conjuntos já prontos para montar nos canteiros de obra. A construtora se tornará uma montadora. 
 

Poderia deixar uma mensagem aos associados, lembrando que a entidade completará 15 anos de atividades e, desde sua fundação, vem contribuindo para a evolução do setor?
Vamos batalhar para fazer com que a Abcic evolua cada vez mais, avançando em credibilidade. Com base no Planejamento Estratégico, que acabamos de finalizar, estamos investindo para que a entidade consiga evoluir além de crescer em termos de organização e de número de associados. A ideia é ajudar as empresas a evoluir, pois assim o mercado evoluirá e, por conseguinte, a entidade. As empresas também precisam entender o valor que tem a entidade. Nosso trabalho é agregar cada vez mais empresas para a associação, pois quanto mais opiniões e quanto mais visões diferentes termos dentro da associação, será melhor para todos. Queremos ter todos juntos para poder batalhar por um caminho comum.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!