Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 4 - abril de 2015

ABCIC EM AÇÃO

Selo de excelência Abcic

Cleide Fróis de Barros – Gerente de Certificado&Academia do IFBQ – Instituto Falcão Bauer da Qualidade Íria Lícia Oliva Doniak – Presidente-executiva da ABCIC

O Selo de Excelência ABCIC, conhecido em todo o segmento e com grande penetração no mercado da Construção Civil no que diz respeito à qualificação das empresas fornecedoras de estruturas pré-fabricadas, trata-se de um programa que avalia as plantas de produção e obras em fase de montagem. O programa que engloba não apenas requisitos de qualidade, mas também segurança e meio ambiente, tem por referência as normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS -18001, PBQP-h bem como as normas técnicas aplicáveis ao setor em especial a NBR 9062 Projeto de Estruturas Pré-fabricadas de concreto e suas normas de referência, além das normas regulamentadoras de segurança e saúde ocupacional NR-18 e NR-09 vigentes no país. Sua estrutura, quando desenvolvida, pela ABCIC, de 2001 a 2003, ano em que as primeiras empresas que se habilitaram ao programa foram certificadas, teve como referência o programa de certificação de plantas de produção do PCI (Precast/Prestressed Concrete Institute) americano, que possui mais de 50 anos de desenvolvimento das empresas naquele país. A entidade teve por consultoria em sua estruturação o CTE – Centro de Tecnologia em Edificações que, por anos, também conduziu a gestão operacional e operacionalizou as auditorias.
Mais recentemente, com a necessidade de estar vinculado a uma entidade certificadora, há dois anos as auditorias, que são semestrais após a auditoria inicial, vêm sendo conduzidas pelo IFBQ (Instituto Falcão Bauer de Qualidade), entidade que possui a acreditação do INMETRO para certificação de programas de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiental entre outros. Tal necessidade nasceu, entre outros aspectos, pela necessidade também de integração do Selo de Excelência com outros sistemas como PBQP-h, ISO 9001 e 14001 e Sistema SINAT. Além disso, especialmente pelas empresas que já conquistaram o nível III, há um questionamento de qual seria o próximo passo a ser trilhado, considerando que todo o sistema de gestão enseja um processo de melhoria contínua e constante busca de se conquistar níveis mais elevados do que os ora já atingidos. Trata-se de um ciclo virtuoso, em que empresas que já conseguem ter como palpável todos os benefícios do programa traduzidos em retorno, inclusive, financeiros para os seus processos querem avançar ainda mais neste caminho.
Vivenciando atualmente uma dualidade: a da obrigatoriedade da obtenção do Selo de Excelência Abcic no nível I para as empresas que estão aderindo recentemente ao programa ou pensando em aderir, e as que já fazem parte há anos e conquistaram o Nível III e querem partir para maiores desafios, a ABCIC está trabalhando em duas pontas, a primeira delas estruturando um programa de capacitação para empresas associadas nas normas do selo e a segunda a identificação de possibilidades futuras para quem já integra o programa.
Os novos desafios são de extrema importância, posto que, em breve, iremos nos deparar com necessidades como análise do ciclo de vida das estruturas pré-fabricadas de concreto e necessidade de estabelecer critérios para estabelecer as declarações ambientais de produto (EPD). Essa demanda é possível que apareça em um futuro não tão distante na forma de lei, a exemplo de outros países e considerando, especialmente, a crise de recursos hídricos e energéticos pela qual passamos.
Esse artigo visa trazer informações importantes sobre as seguintes possibilidades:
1)    A empresa possui certificação ISSO, mas ainda não integra o Programa Selo de Excelência Abcic.
2)    Ou ao contrário possui o Selo de Excelência ABCIC e também gostaria de possuir o certificado ISO seria viável?
3)    Tenho o atestado do Selo de Excelência ABCIC e gostaria de aprofundar os conceitos de Gestão Ambiental iniciados no nível III. Poderia ingressar no Selo Ecológico do IFBQ? Que itens do Selo Abcic seriam comuns aos dois programas viabilizando uma auditoria integrada?
A ABCIC e IFBQ, como referências nesse segmento, disponibilizam suas expertises técnica e de mercado, colocando-se como parceiros nesses desafios, através desses programas.
O IFBQ montou uma Comissão Técnica para analisar os requisitos, aplicabilidade, objetivos e nuances de cada programa, focado a entender as sobreposições e especificidades, incluindo a qualificação da equipe técnica de auditores envolvida para prover soluções integradas, visando potencializar os benefícios da certificação e maximizar resultados quer de gestão, quer de produtividade ou de mercado, buscando ampliar estas possibilidades.
São várias as formas de se cumprir os programas simultaneamente, otimizando tempo e reduzindo custos. A Comissão concluiu as análises e definiu as tabelas 1 e 2 (páginas 32, 33 e 34), onde as principais variações são referenciadas. Notar nas tabelas comparativas que os itens parcialmente atendidos estão identificados na coluna de Requisitos Não Contemplados, pois apesar de existirem no escopo do Selo de Excelência Abcic trata-se de requisitos que requerem adaptação integral ao requisito como estabelecido nas normas ISO e para fins de dimensionamento da auditoria integrada irão requerem maior tempo dos auditores. Porém, ressaltamos que há variáveis específicas, como o processo da empresa, que podem influenciar beneficamente nesta customização.
Verifique abaixo algumas características e vantagens dos programas. Bem como os quadros comparativos de interface com o Selo de Excelência Abcic.
Selo de Excelência ABCIC
O Selo de Excelência ABCIC é um programa evolutivo, para os associados, que engloba qualidade, segurança e meio ambiente. Sua concessão está condicionada à rigorosa avaliação dos requisitos propostos por entidade independente, o Instituto Falcão Bauer de Qualidade– IFBQ. Os regulamentos e normas de referência podem ser acessados em www.abcic.org.br, em CERTIFICAÇÃO.
Vantagens:
Programa de qualidade específico para as indústrias do setor de pré-moldados.
Leva consideração as normas técnicas específicas aplicáveis ao setor claramente definidos nos requisitos a serem avaliados. 
Selo elaborado para que os fabricantes demonstrem o planejamento da produção.
Fixar a imagem do setor com padrões de tecnologia, qualidade e desempenho adequados ao mercado.
Programa alinhado com o conceito de Sustentabilidade, na medida em que introduz não somente qualidade, mas também responsabilidade social, segurança e meio - ambiente. 
Evolução da empresa juntamente com o programa, agregando valor para o setor.
Processo de melhoria contínua, adequando constantemente os fornecedores às novas exigências do mercado.
Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001)
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é a estrutura organizacional criada para gerir e garantir a Qualidade, os recursos necessários, os procedimentos operacionais e as responsabilidades estabelecidas. Baseado em norma ISO específica e certificação acreditada pelo INMETRO.
Vantagens:
Maior confiança nos produtos ou serviços adquiridos;
Foco no Cliente
Redução de custos
Cultura da qualidade 
Clima organizacional voltado à melhoria
Maior facilidade de exportação, devido ao atendimento de exigências internacionais;
Fornecedor preferencial para empresas certificadas
Exigência de mercados específicos
Maior competitividade e maior lucro. 
Selo Ecológico IFBQ
Certificação voluntária de produto, acreditada pelo INMETRO e destinada a demonstrar o diferencial Ecológico do produto, determinado pelo fabricante ou solicitante da certificação. Não há norma técnica específica e nem portaria do INMETRO que definam o processo de certificação. As regras são definidas através de procedimento específico, elaborado com base em normas e conceitos de sustentabilidade, garantindo a confiabilidade do processo de certificação. Apesar de ser certificação de produto, o procedimento prevê que sejam verificados alguns requisitos relativos ao processo produtivo, pois não basta o produto possuir diferencial ecológico, o processo produtivo também deve atender os princípios da sustentabilidade. Pode ser aplicável ao processo produtivo de estruturas pré-fabricadas com ajustes que estão sendo avaliados pela entidade e pelo IFBQ.
Vantagens:
Comprovar diferencial Ecológico através de avaliação por instituição de terceira parte, dando maior credibilidade à emissão do certificado de conformidade.
Uso do Selo Ecológico nos rótulos dos produtos, diferenciando-os dos concorrentes, dando destaque ao desempenho ambiental do produto, para seus consumidores.
Há segmentos que a certificação acreditada pelo INMETRO fomenta vantagens:
Pontuações em licitações e facilidades para empréstimos do BNDES;
Redução dos impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade;
Mensagem clara e confiável ao mercado consumidor, sobre características ambientais do produto certificado para facilitar a escolha e fomentar o consumo sustentável.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!