Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 19 - julho de 2020

GIRO RÁPIDO

Seminário do Instituto Trabalho e Vida destaca o Manual de Montagem da Abcic

No dia 14 de fevereiro, o Instituto Trabalho e Vida levou para Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o seminário Os Fundamentos e impacto das novas NRs. Na ocasião, a Abcic teve a oportunidade de apresentar o Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto. 
A palestra, ministrada pelo engenheiro e consultor técnico Luiz Livi, englobou as principais informações disponibilizadas nos sete capítulos da publicação: Planejamento da montagem, Carga e descarga, Montagem, Tolerâncias relativas à montagem, Projetos, Segurança na montagem e Ferramentas de gestão da montagem e qualidade. 
Segundo Livi, a participação em eventos do Instituto Trabalho e Vida aproxima a entidade às Delegacias Regionais do Trabalho (DRT) locais. “Com isso, há uma oportunidade para a divulgação do Manual de Montagem, objetivando disseminar as boas práticas na montagem das estruturas pré-fabricadas de concreto para uma série de profissionais qualificados de todo o Brasil”. 
Para o consultor técnico, a disposição da indústria em colaborar como orientadora dos órgãos oficiais relacionados à segurança no trabalho fortalece a imagem da ABCIC como um parceiro na formulação de normas específicas às atividades relacionadas ao tema, cuja função é eliminar os acidentes em canteiros e em fábricas. 
“Por se tratar de uma atividade específica, com riscos também específicos, avalio ser necessário o diálogo entre os pré-fabricadores e o Ministério do Trabalho para convergir em um texto realista sobre os riscos reais e trazer também soluções para mitiga-los. O Instituto Trabalho e Vida, apoiador institucional do Manual de Montagem é um dos vetores que proporcionam este diálogo”, complementa Livi.
O seminário do Instituto Trabalho e Vida contou com a participação de diversos engenheiros e técnicos de segurança, bem como representantes da esfera pública e profissionais de construtoras que trabalham com o pré-fabricado de concreto.