Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 14 - outubro de 2018

ABCIC EM AÇÃO

Seminário sobre Pontes Pré-moldadas de Concreto acontece em novembro

Evento contará com a participação de integrantes do grupo de trabalho da fib

No dia 30 de novembro, a Abcic, apoiada por entidades parceiras, em especial as que integram o Grupo Nacional junto à fib, irá promover o “Seminário sobre Pontes Pré-moldadas de Concreto, aspectos conceituais, de projeto e novos tecnologias”, com a participação de integrantes de um dos grupos de trabalho da Comissão 6 de pré-fabricados da fib, o TG 6.5, grupo de trabalho liderado por Marcelo Waimberg, que recebeu o bastão do engenheiro Hugo Corres Peiretti, presidente da entidade que até então vinha liderando este trabalho. 
O engenheiro Marcelo integra o grupo desde o início juntamente com o professor Fernando Stucchi, a quem a ABCIC pediu apoio e representação neste contexto pela grande interface com o projeto de estrutura de obras de arte e especiais. O grupo vem se reunindo regularmente desde 2014, em duas reuniões anuais, não somente na Europa, mas em países em que tecnologias inovadoras vêm sendo aplicadas, como na Malásia, por exemplo.   
Um primeiro relato das atividades deste grupo foi apresentado por Waimberg, na Jornada Internacional Abcic, promovida em setembro de 2016. Na ocasião, ao relatar as atividades da comissão 6.5, destacou a reunião ocorrida em Kuala Lumpur, na Malásia, onde visitaram obras, a indústria local e puderam constatar a importância dos concretos de ultra elevado desempenho (IHPC), solução para vencer grandes vãos. "A Jornada foi uma oportunidade não apenas de debater, mas também de vivenciar a prática. O desenvolvimento dos concretos de elevada resistência e desempenho está diretamente associado ao desenvolvimento da pré-fabricação. Conhecer indústrias estrangeiras também nos possibilita conhecer novas técnicas de execução e projeto, uma vez que as soluções pré-moldadas são largamente utilizadas em todo o mundo”, comentou Waimberg.        
“Participei de uma das reuniões do grupo pela coincidência de estar em Copenhague no Simpósio da fib”, mas o nível técnico em torno das questões de projeto era realmente para profissionais da área e por isso temos contado com o apoio dos professores Stucchi e Marcelo, que também são projetistas especializados neste segmento. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento tecnológico do uso da pré-fabricação em pontes pré-moldadas, pensando inclusive no futuro ter uma norma específica e aproximar mais as entidades governamentais e privadas, ou seja, tanto DNIT, DERSA, ARTESP e outros como as concessionárias, a fim de promover debates e identificar os gargalos para que uma solução adotada no mundo inteiro seja cada vez mais utilizada no Brasil para este tipo de obra. Temos pautas específicas, como padronização e aspectos contratuais , além das técnicas”, explica Íria Doniak, presidente executiva da Abcic. 
Segundo Íria, as novas tecnologias como Ultra High Performance Concrete, com adoção de fibras e outros materiais, têm sido muito relevantes, especialmente no  sentido de aumentar a qualidade dos elementos e reduzir peso, facilitando o transporte. “Assim, vamos unir a programação do evento que tivemos que adiar em maio, em função da greve dos caminhoneiros, neste mesmo fórum”.  
O evento planejado para o primeiro semestre aconteceria durante a M&T Expo e iria abordar justamente as novas tecnologias dos concretos especiais, reforçados com fibras e os de Ultra Alto Desempenho (CUAD). O conteúdo organizado para a ocasião estará presente no Seminário sobre Pontes Pré-moldadas de Concreto, reconhecendo o fato de que o uso de concretos especiais é tendência ao redor do mundo, pois possibilitam a melhora de desempenho de elementos estruturais e o desenvolvimento de elementos mais esbeltos, proporcionando a redução de peso dos elementos e ampliando a competitividade do sistema construtivo.       
Incentivamos a todos a acompanharem o nosso site, divulgação e a programação do referido evento bem como participarem do Seminário.