Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 28 - abril de 2023

ESPAÇO EMPRESARIAL

Sinergia para fortalecer e manter o crescimento do pré-fabricado de concreto

O Brasil passou por uma retração significativa de investimentos em diversos setores da economia entre 2014 e 2018, acarretando em um represamento de recursos que seriam fundamentais para o crescimento do país. Contudo, a partir de 2019, os investimentos que estavam retidos começaram a ser liberados gradualmente. E, esse cenário segue acontecendo, uma vez que os recursos ainda estão abaixo do necessário para um maior desenvolvimento socioeconômico brasileiro.

A intervenção do governo na economia, em meados de 2020, permitiu uma injeção de recursos para auxiliar as pessoas de menor renda, movimentando, principalmente, o setor de varejo, que apresentou expressivo crescimento em suas vendas. Esse impulso gerou a necessidade de expansão e consequente ampliação física das redes de supermercados, farmácias, estabelecimentos comerciais, atacadões. Com isso, o setor de pré-fabricados de concreto apresentou um aumento de demanda de projetos e de obras, durante a pandemia da Covid-19.

Esse fato aliado ao aumento da demanda por moradias também favoreceu a construção civil no geral. Para a Pentax, por exemplo, ano passado foi o melhor de todos os tempos, desde o estabelecimento da empresa em 2012. A atuação principal está nos setores do varejo, de galpões industriais e de logística.

Para este ano, o setor de pré-fabricados deverá continuar crescendo, embora nos primeiros dois meses do novo governo, alguns investidores e empresários optaram pela cautela e pela observação dos rumos da economia. Por outro lado, um grande número de empreendedores tem decidido investir em seus negócios para não correr o risco de tomar essa decisão muito tarde, que poderá no futuro levar a uma posição de desvantagem competitiva.

Certamente, o pré-fabricado de concreto tem contribuído de inúmeras formas para o desenvolvimento da construção, como diminuir a distância tecnológica do setor em relação a outros segmentos da indústria e melhorar a qualificação da mão de obra, reduzindo o trabalho informal e ajudando a elevar os rendimentos e a qualidade de vida das pessoas que trabalham no setor.

Ademais, a construção industrializada tem importante papel na sustentabilidade ambiental, ao reduzir de forma significativa o desperdício de recursos naturais no processo de fabricação, transporte e montagem, e a ampliar a conscientização ambiental dos funcionários e seus familiares através de divulgação de campanhas relacionadas ao tema.

Por seus benefícios: qualidade, produtividade, redução de prazos, confiabilidade, durabilidade, entre outros, a construção pré-fabricada de concreto continuará avançando consistentemente dentro da construção civil, ocupando um espaço maior em relação à construção convencional. 

Desse modo, é preciso seguir atuando junto às classes que decidem e influenciam em quais metodologias de construção os investimentos devem ser alocados. Nesse sentido, a Abcic tem desempenhado papel relevante na diferenciação do pré-fabricado em concreto ante a outros métodos de construção. A parceria com outras entidades tem sido prodigiosa para se manter atualizada das melhores práticas construtivas e inovações, assim como sua atuação junto aos órgãos reguladores e normativos, governamentais ou não. 

A divulgação das atividades da Abcic em periódicos, e iniciativas entre os associados promovendo ações para atrair as demais empresas do setor que não fazem parte da associação, surtirão efeitos no curto e médio prazos, trazendo uma sinergia que fortalecerá cada vez mais o setor de pré-fabricados de concreto.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!