Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 23 - setembro de 2021

GIRO RÁPIDO

Spyros Tsoukantas, entusiasta da pré-fabricação no mundo

HOMENAGEM

Em agosto, faleceu o professor Spyros Tsoukantas, grande colaborador dos trabalhos da Comissão 6 de Pré-Fabricados da Federação Internacional do Concreto (fib). Ele se destacou como coordenador do Grupo de Trabalho 6.10 “Edifícios de concreto pré-moldado em áreas sísmicas”, composto por renomados especialistas em todo o mundo com forte participação de especialistas em PCI. O resultado foi a publicação conjunta da fib-PCI (a primeira de seu tipo) do Boletim 78. Atualmente, ele coordenava, juntamente com Stefano Pampanim, TG 6.6 “Retrofiting of Precast Seismic Structures”.
Em 2011, ele organizou a reunião da comissão 6 na Grécia, que contou com a participação da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic. Também por ocasião desta reunião em Atenas, organizou e coordenou  o  Seminário Internacional “Earthquake Resistance of Precast Concrete Structures”.
Tsoukantas se formou em Engenharia Civil na Universidade Técnica de Karlsruhe (Alemanha). Em 1971, paralelamente ao trabalho de consultoria, iniciou a sua carreira acadêmica na Universidade Técnica Nacional de Atenas, onde obteve seu doutorado. É autor de inúmeros artigos técnicos e autor ou coautor de livros para engenheiros civis e estudantes universitários. Ele foi um dos responsáveis pelo códigos-modelos de Pré-fabricados da Grécia (1999).
Na Grécia e na Índia, ele auxiliou no desenvolvimento de várias empresas de pré-moldados e introduziu sistemas de construção de pré-moldados. Especialmente na Índia, onde está estabelecido desde 2014 com seu ex-aluno e agora sócio, Tryfon Topintzis, ele projetou e supervisionou a realização de aplicações pré-fabricadas de alto nível. O edifício Infosys MLCP foi premiado pelo Indian Concrete Institute (ICI) como “Outstanding Concrete Structure” 2016 e foi ''nomeado'' pelo fib Awards for Outstanding Concrete Structures. Durante sua carreira internacional, ele foi convidado para palestras em sua área em diferentes partes do mundo, incluindo Itália, França, Portugal, Dinamarca, Polônia, Israel, Bulgária, Turquia, Taiwan, Índia, etc.

Íria Doniak entre os saudosos engenheiros, mestres e amigos, o professor Arnold Van Acker, o doutor Spyrus Tsoukantas e o então presidente do PCI, James Toscas, no evento realizado em Antenas (2011).