Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 8 - agosto de 2016

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Tecnologia avançada e apelo arquitetônico reforçam a presença de pré-fabricado em fachadas

Agilidade na finalização das obras, redução de custo, maior aceitação pelos arquitetos e completa aderência às inovações tecnológicas, como o BIM, alavancam o uso de painéis arquitetônicos

A precisão necessária na produção dos painéis arquitetônicos em pré-fabricado de concreto também é importante na fase de montagem das estruturas na obra

Presente na construção civil brasileira desde meados do século passado, as estruturas pré-fabricadas de concreto estão constantemente sintonizadas com a evolução tecnológica e também com os avanços arquitetônicos experimentados pela arquitetura brasileira nas últimas décadas. Dessa forma, conseguem ampliar sua utilização nas mais diferentes aplicações. Nesse particular, ganha relevância as inovações conseguidas pelos painéis arquitetônicos pré-fabricados, cada vez mais empregados em fachadas de edifícios comerciais e residenciais. Outro destaque é o perfeito casamento dos painéis com as sofisticadas ferramentas desenvolvidas e adotadas pela construção civil brasileira.
Um exemplo dessa utilização são as modelagens feitas pelo BIM (Building Information Modeling). Foi a modelagem por meio do uso do BIM dos painéis pré-fabricados e da estrutura metálica que permitiu a perfeita compatibilização e integração entre os dois sistemas construtivos para a execução do edifício administrativo do Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, construído recentemente na zona Leste paulistana. "Um dos benefícios do uso do BIM nessa obra foi reduzir erros e aumentar a produtividade na fase de projeto e no planejamento das operações na fábrica e campo", informa o diretor de engenharia Marcelo Cuadrado Marin, da Leonardi Construção Industrializada, responsável pelo desenvolvimento dos projetos dos painéis arquitetônicos colocados na fachada do edifício. 
No exemplo dessa obra, o recurso da modelagem em BIM também permitiu que os projetos de detalhamento para produção dos painéis pudessem ser visualizados em três dimensões, facilitando a interpretação pela área de produção da fábrica. O emprego do BIM foi facilitador também para enfrentar e vencer os desafios inerentes ao projeto. "Primeiramente, a própria geometria da obra que exigia um cuidado específico com os detalhes arquitetônicos do projeto", afirma Marin. 
O engenheiro explica que os encontros entre painel e caixilho proporcionaram à obra a volumetria proposta pelo projeto arquitetônico, mas trouxeram um grau de dificuldade importante. Isso ficava evidenciado na própria geometria de cada um dos painéis, que são do tipo balcão, formando um painel com abas tipo "C" com acabamento em todas as faces. "A produção desse tipo de painel requer um controle dimensional e tecnológico muito mais rigoroso, pois utiliza fôrmas na vertical e é necessário garantir a homogeneidade da superfície de acabamento de todas as faces e o alinhamento perfeito entre as abas para garantir que após efetuada a montagem das peças, as mesmas tenham o perfeito acabamento requisitado”, explica o engenheiro.
Outro ponto relevante, destacado por Marin, foi a compatibilização com outras disciplinas, como esquadrias de portas e janelas, painéis metálicos e alvenarias internas. "O acabamento especificado no projeto arquitetônico proporcionou um resultado interessante por usar dois tipos de acabamento com tons de cinza claro e escuro", observa. "Isso foi possível por possuirmos capacidade técnica para desenvolver diversas cores que podem ser obtidas por meio da utilização de pigmentos para se chegar às cores que se propõe, além de variações de rugosidades da superfície de acabamento, que geralmente é resultante da forma de aplicação do jato d´água", complementa Paulo Sergio Cordeiro, diretor de Vendas e Marketing da Leonardi.


Exatidão nas juntas e nas estruturas pré-fabricadas resulta no encontro perfeito entre as diversas faces da fachada do edifício

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!