Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 23 - setembro de 2021

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Uma década do principal tributo à industrialização de concreto no Brasil

O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto completa 10 anos, evidenciando o desenvolvimento do setor, por meio da construção de empreendimentos e obras em diversos segmentos. Os projetos estruturais e arquitetônicos ousados, sustentáveis e modernos aplicaram soluções tecnológicas de última geração e ressaltaram a versatilidade, a produtividade, a qualidade e a eficiência do sistema

“Tenho a grande satisfação de participar como membro do júri. Nas primeiras edições, o júri se reunia presencialmente. Assim, tive como prêmio, o agradável convívio de algumas horas com grandes profissionais. Posteriormente, as avaliações foram realizadas individualmente por via eletrônica. A participação tem sido de suma importância no meu aprendizado profissional”, Roberto Bauer. 

Além disso, a premiação identifica os projetos mais ousados, racionais e impactantes em cada uma de suas categorias. “Isso é mais um estímulo para que os pré-fabricadores desenvolvam soluções cada vez mais inovadoras. Com isso, a criatividade induzida pela necessidade do mercado, somada à competitividade do prêmio, gera novas opções de sua aplicação, a fim de substituir tecnologias usuais de pouca industrialização”, expõe Livi.
Outro ponto fundamental do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto foi salientar o avanço da indústria no uso de novas tecnologias para a execução das construções. “Nosso setor tem aplicado constantemente o Building Information Modeling (BIM) em seus projetos, e outros recursos, como o escaneamento de peças, o concreto autoadensável e até o concreto de ultra alto desempenho para a fabricação das estruturas e novos equipamentos de transporte e içamento desses elementos”, exemplifica Íria. 
Na visão Mamede, o Prêmio Obra do Ano fomenta o uso de tecnologia, inovação e a aplicação de ferramentas da construção 4.0, além de trabalhar em prol da modernização da construção brasileira. “Ao incentivar a aplicação de sistemas construtivos industrializados, é possível ganhar velocidade na execução da obra, diminuir resíduos e ampliar a segurança do trabalhador”.  
Auler Neto complementa que o prêmio, ao apresentar projetos de alta relevância e demonstrar que a tecnologia está presente em todos os segmentos com soluções de baixo custo e simplicidade de construção, incentiva, cada vez mais, os engenheiros, arquitetos, calculistas e construtores a avaliar e considerar o uso dessa tecnologia como solução para os seus desafios.
Ao longo dos 10 anos, o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto teve como patrocinadores: ArcelorMittal, Concrete Show, Gerdau, Lafarge Holcim, MC Bauchemie, Menegotti, Nemetschek Scia e Votorantim; e contou com o apoio institucional de ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias), ASBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), Fiabci – Brasil (Federação Internacional Imobiliária), Secovi – SP (Sindicato da Habitação Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo), Sinaprocim (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento) e Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração); e com o apoio de mídia da Revista Concreto & Construções, Revista Grandes Construções e da Revista Industrializar em Concreto.

“Ao longo de uma década, o Prêmio Obra do Ano tem cumprido um papel fundamental para a disseminação da versatilidade e dos benefícios da construção industrializada de concreto, mostrando o potencial do sistema construtivo por meio de projetos inovadores, que atendem perfeitamente os desafios arquitetônicos, estruturais e de engenharia. Certamente, o estado da arte da pré-fabricação de concreto está representado pelos vencedores da premiação”, Afonso Mamede.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!