Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 24 - dezembro de 2021

PROJETANDO COM O PRÉ-FABRICADO

Versatilidade e previsibilidade em projetos arquitetônicos inovadores

A versatilidade é um pilar importante em nossos projetos, pois atendemos grandes construções, cujos usos e ocupações transformam-se de forma parcial ou total ao longo do tempo. Vemos a ampliação e a mudança do perfil de locação, sendo que, em alguns casos, o empreendimento torna-se diferente. 

Desse modo, prever as futuras mudanças e desdobro é um imperativo em nosso modo de projetar. Por isso, trabalhamos com sistemas construtivos, cujo comportamento é conhecido e que permitem estudar expansões verticais, horizontais e internas; reconfigurações de fachada; abertura de vãos; e até o aumento de carga.

No sistema de pré-fabricados de concreto, por exemplo, possuímos a malha ideal de distanciamento para configurações de estacionamento, de lojas em shopping centers. Com isso, temos a liberdade para desenvolver uma solução com valores de obra já calculados, desde o primeiro traço, o que resulta na rentabilidade estimada desde o nascimento do projeto.

Um exemplo interessante, nesse sentido, é o shopping Plaza Carapicuíba, construído há cerca de sete anos. A área para essa obra não era muito grande, com aproximadamente 22.000 m², e nossa escolha foi verticalizar o empreendimento. Foram construídos em torno de 80.000 m²: são dois edifícios - shopping center com cinco andares e pé-direito duplo, e um deck parking vertical com oito andares -, totalmente conectados, com a aplicação do pré-fabricado de concreto. Dessa forma, cada andar do shopping possui seu respectivo andar do estacionamento. Todo empreendimento foi feito em uma única malha de 10 m por 8 m que serviu perfeitamente às lojas e também as vagas.

Outro exemplo, que tem previsão de ser inaugurado em novembro/dezembro de 2021, é o circuito de compras de São Paulo, a nova feira da madrugada. São mais de 200.000 m² distribuídos em seis andares. Para esse projeto, pensamos em uma malha estrutural, que pudesse atender ao terminal de ônibus, as mais de 4800 lojas e também aos pisos de vagas de automóveis, uma vez que eles estarão sobrepostos dentro dessa mesma malha. Assim, foi desenvolvida uma malha de 12,5 m por 7,5 m, com a aplicação do pré-fabricado de concreto em todo o empreendimento, incluindo os painéis de fechamento.

Quando se trata desse sistema construtivo, a primeira ação é desenhar a malha estrutural ideal para atender as demandas de layout e, ao mesmo tempo, que tenha viabilidade econômica. Esse ponto norteia todas as soluções futuras de projeto. 

Outra questão importante a se ter em mente são as cargas das lajes e da estrutura, conforme os setores da construção. Os shopping centers projetados por nosso escritório, por exemplo, possuem cargas diferentes para as áreas de estacionamento, para as áreas de circulação e também para algumas lojas âncoras em particular. É preciso observar ainda que, quando as lojas não têm mezanino de estoque, as cargas também são menores. Esse mapeamento é imprescindível em nossos projetos, por isso, tê-lo em mente contribui com as possíveis ampliações futuras, evitando custos desnecessários.

Ademais, um aspecto que vem evoluindo de forma acelerada nos últimos anos são as soluções de fechamento. Os painéis e os elementos vazados e derivados estão sendo, cada vez mais, incorporados por nosso escritório. E, isso é motivado pela criatividade e flexibilidade da indústria para soluções arquitetônicas nesse segmento.

Nossa avaliação é que o avanço tecnológico vai ampliar o desenvolvimento por parte da indústria de soluções cada vez mais criativas e personalizadas.

Fachadas prontas, com aplicação de texturas, molduras e cores; soluções de brises; elementos de fechamento e sombreamento são campos a serem mais explorados. Isso reforça o posicionamento do pré-fabricado de concreto: o afastamento do arquétipo de uma obra rígida e dura, para uma solução com novos perfis de construção, com desenho e soluções mais criativas.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!