Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 18 - dezembro de 2019

ARTIGO TÉCNICO

ALMOFADAS DE ARGAMASSA MODIFICADA EM LIGAÇÕES DE ESTRUTURAS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO

Resumo
Este artigo apresenta um novo tipo de almofada feita com material à base de cimento, a Almofada de Argamassa Modificada (AAM). Este material é uma argamassa de cimento contendo látex, fibras curtas e agregados leves. Os ingredientes visam reduzir o módulo de elasticidade e fornecer alta tenacidade. A ideia da AAM foi baseada em chapas de chumbo usadas tempos atrás como almofada de apoio para vigas de aço. Este tipo de almofada pode ser usado em apoios de vigas e lajes. Normalmente, as almofadas de apoio são feitas de elastômero, que é um material altamente deformável. As AAMs são mais rígidas que as almofadas de elastômero e praticamente não permitem deslocamentos horizontais. Assim, o uso das AAMs requer uma análise mais cuidadosa do efeito das variações de comprimento na estrutura. Por outro lado, o uso da AAM resulta em ligações mais rígidas e, portanto, estruturas menos deformáveis, em comparação com aquelas com  as almofadas de elastômero. Nas ligações sujeitas predominantemente à compressão, como pilar x pilar, com tensões de compressão relativamente altas, a AAM seria uma alternativa para camada preenchida de graute ou de concreto. Este artigo apresenta uma síntese dos estudos realizados, mostrando o potencial do uso de AAMs na transferência de tensões de compressão em ligações de concreto pré-moldado.
 

1. Motivação 
A ideia destas almofadas surgiu da observação do emprego de placas de chumbo empregadas como calços em apoio de vigas metálicas utilizadas para fazer ensaios no Laboratório de Estruturas Professor Dante Martinelli da Escola de Engenharia de São Carlos da USP. A finalidade destas placas é distribuir melhor as tensões de compressão em função da maleabilidade do chumbo.
A partir desta observação, as seguintes questões foram colocadas: a) Porque não uma placa de material à base de cimento com características intermediárias entre o contato direto e uma almofada de elastômero, inspirada nas placas de chumbo? b). Seria possível obter um material bastante deformável e não frágil, ou seja, um material maleável no estado endurecido, tomando como base a argamassa de cimento e areia?
Os estudos sobre a possibilidade destas almofadas iniciaram em 1998, em nível de Iniciação Científica. Na Figura 1 estão mostradas fotos de almofada feita nessa época. As primeiras publicações com base nessas pesquisas são do início do anos 2000 [1], [2].  

A)

B)

C)

D)

Fig. 1 Almofada submetida a ensaio de compressão uniforme: a) almofada sobre placa metálica com estrias e furos antes do ensaio, b), c) e d) almofada após o ensaio, onde se pode observar as estrias e protuberâncias circulares formadas pelos furos da placa metálica.

A primeira aplicação dessas almofadas foi feita pela Marka Soluções Pré-fabricadas, em 2007, no apoio de viga de rolamento para ponte rolante de 600 kN de galpão industrial na cidade de Cravinhos-SP. A Figura 2 mostra detalhes desta aplicação. Desde então, a Marka Soluções Pré-fabricadas tem usado regularmente essas almofadas.

A)