Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 23 - setembro de 2021

ARTIGO TÉCNICO

Análise de Sensibilidade de Parâmetros na Estabilidade Global de Estruturas de Concreto Pré-moldadas segundo ABNT NBR9062:2017

3.1 Análise Paramétrica 1
É possível observar na Figura 3 a contribuição das ligações semirrígidas na deslocabilidade da estrutura, tomando os casos 0RI (ligações rígidas) e 0RO (ligações rotuladas) como referência.  É notória a relevância do número de pavimentos, destacando-se que no caso com 5 pavimentos tem-se que o deslocamento da estrutura com ligações semirrígidas e seção plena no apoio (Caso 0SR) é aproximadamente o dobro do que com ligações rígidas (Caso 0RI).

Quando adotado apoio dente Gerber nas vigas (Caso 1SRA), com a mesma área de armadura de continuidade que o caso original (Caso 0SR), obtém-se o aumento de aproximadamente 57% dos deslocamentos e 87% nos momentos nos pilares. Isso indica que, apesar de ser uma solução arquitetônica interessante, o apoio dente Gerber promove maiores deslocamentos e concentração de esforços.
A título de comparação, contempla-se o Caso 1SRC, no qual a rigidez secante é calculada através do Método dos Componentes e considera-se apoio tipo Gerber. Observa-se uma configuração de deslocamento intermediária, quando comparado com os casos com seção plena no apoio (Caso 0SR) e apoio dente Gerber (Caso 1SRA) cuja rigidez é calculada através da norma vigente, sendo todos os casos com a mesma área de armadura de continuidade.
Na análise dos esforços na base dos pilares, no ELU, observa-se que a redução da rigidez das ligações resulta em maiores esforços nos pilares, ou seja, as ligações viga-pilar influenciam na redistribuição dos esforços entre elementos, reduzindo concentração de tensões.
Verifica-se que a redução da área de armadura de continuidade (Caso 1SRB) não provocou efeitos significativos na estabilidade global, nos deslocamentos e nos esforços, indicando que o caso inicial 0SR pode estar superdimensionado.

3.2 Análise Paramétrica 2
Analisando a estabilidade global, na Figura 4, observa-se a similaridade guardada entre os casos 2SRB, 2SRC e 0SR, bem como que no caso com maior rigidez no último pavimento e menor no primeiro (Caso 2SRA) obtêm-se uma estrutura no limiar do limite que permite a consideração aproximada dos efeitos de 2ª ordem (através de γΖ).

Ao confrontar essa inferência com os deslocamentos, constata-se que o Caso 2SRA redunda na estrutura mais deslocável dessa análise, embora distante do limite prescrito em norma. Portanto, o padrão de deformação apresentado no Caso 2SRA permite inferir que a rigidez das ligações nos primeiros pavimentos é determinante no desempenho da estrutura.
Se tratando dos deslocamentos, pode-se observar que há um comportamento correlato entre os casos 0SR, 2SRB e 2SRC. Essa constatação é importante por permitir uma concepção racional e otimizada de estruturas: não se demanda que todas as ligações tenham a mesma rigidez (permitindo ligações com menos armaduras, por exemplo, nos pavimentos superiores), para a manutenção de patamares de deslocabilidade satisfatórios.
Essa condição é relevante para estruturas pré-moldadas correntes, já que a transmissão de esforços entre viga e pilar, no último pavimento, geralmente não é exequível. Essa afirmação é válida devido aos pilares geralmente serem interrompidos (e, por conseguinte, não possibilita a transmissão satisfatória de esforços para o pilar). Portanto, a consideração de ligações rotuladas no último pavimento é fidedigna, e recomendada, na análise de estrutura pré-moldadas.
Desta forma, se pode concluir que a solução de enrijecimento das ligações nos primeiros pavimentos é a mais eficiente, bem como que a consideração de ligações rotuladas no último pavimento, além de fidedigna com a exequibilidade do sistema construtivo, não acarreta consequências significantes na análise estrutural.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!