Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 18 - dezembro de 2019

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Aplicação de painéis pré-fabricados se diversifica e cresce no Brasil

Ao aliar tecnologia, qualidade, elevada produtividade, cuidado com o meio ambiente e distintas possibilidades estruturais e arquitetônicas, sistema construtivo pode ser visto em edifícios de múltiplos pavimentos, em empreendimentos...


Leandra Merisio, diretora comercial da Rotesma, explica que para a utilização de painéis estruturais, um dos principais desafios encontrados está relacionado ao sistema de ligação com pilares, que deve garantir o funcionamento estrutura previsto na etapa de cálculo. “Por isso, utilizamos sistema de apoio nos pilares e uma fixação no topo do painel que transpassa a seção do pilar, de modo a garantir sua posição final com um grauteamento desta ligação posterior à montagem. Em uma obra como essa o cronograma de interação entre elementos in loco (núcleo rígido) e estrutura pré-fabricada deve ser feito com muito rigor para não gerar atrasos”, acrescenta. 
Na avaliação de Leandra, um dos diferenciais dessa obra foi que os painéis estruturais serviram também como fechamento externo e apoio de vigas. “Foi utilizado em todo o prédio escadas pré-fabricadas para agilizar o acesso aos pavimentos montados com maior agilidade. Todos os fechamentos externos são compostos por placas pré-fabricadas”. Já a montagem, que levou 120 dias para sua conclusão, só foi realizada devido a utilização de uma grua de alta capacidade, uma vez que essa obra está localizada em um terreno confinado de uma das principais avenidas de Londrina. 
A Sudeste Pré-fabricados forneceu para um empreendimento residencial multifamiliar com pilotis estruturas pré-fabricadas de concreto, formada por pilares, vigas e lajes e oito pavimentos sem elementos estruturais reticulados somente com painéis estruturais de Parede Dupla Sudeste® autoportantes em concreto armado e lajes pré-fabricadas de concreto. Cada pavimento contém quatro apartamentos de três quartos, sala cozinha e varanda gourmet com 67,90m². Os painéis foram utilizados nas fachadas, caixa de escada e elevador e divisórias dos ambientes internos e entre apartamentos, todos com função estrutural.


Ronaldo Calhes Franco, gerente de Operações da Sudeste Pré-fabricados, conta que o principal desafio do projeto foi viabilizar o empreendimento somente com a utilização de painéis como elementos de vedação e estrutural. “Nosso sistema permite a inclusão de instalações hidráulicas e elétricas na moldagem das peças em nossa fábrica, ficando para o canteiro somente a montagem e consolidações dos painéis e acabamentos e interligações dos sistemas hidráulicos e elétricos”, detalhou. Para a obra, a mão de obra foi composta por dez profissionais, o que significou um importante redutor nos custos indiretos do empreendimento.
A montagem dos painéis está sendo feita por um guindaste de 150 toneladas com total de 80m de lança. “O ciclo de montagem está sendo de um pavimento a cada dez dias corridos para a conclusão estrutural de cada pavimento”, descreve Franco, que explica que o sistema de Paredes Dupla Sudeste® é composto por 2 fases de concreto pré-fabricadas preenchidos internamente com concreto no canteiro, que serve como ligação entre os painéis e lajes, e após curado consolida os concretos pré-fabricados e no canteiro como um único painel que estruturalmente funciona como moldado no canteiro. Esse sistema, segundo Franco, só foi possível ser viabilizado devido à disposição da fábrica para o sistema carrossel.