Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 18 - dezembro de 2019

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Aplicação de painéis pré-fabricados se diversifica e cresce no Brasil

Ao aliar tecnologia, qualidade, elevada produtividade, cuidado com o meio ambiente e distintas possibilidades estruturais e arquitetônicas, sistema construtivo pode ser visto em edifícios de múltiplos pavimentos, em empreendimentos...


Aplicações diferenciadas
Fornecedora de serviços de engenharia, a MPO contratou a Leonardi para fornecer painéis de fachada, com acabamento arquitetônico pigmentados em tom branco com granilha branca exposta por decapagem da superfície, para o edifício usado para proteger uma subestação de distribuição automatizada. 

O concreto, por ter elementos da natureza na sua composição (entre os principais, areia, pedra e cimento), não é um produto homogêneo. “Esta característica do material foi o agente determinante para os maiores desafios encontrados na obra”, disse Marcelo Cuadrado Marin, que acrescentou que tanto a pigmentação natural do cimento quanto da granilha dificultaram a manutenção da mesma tonalidade em todas as peças, com o mínimo possível de variação. “Por se tratar de uma subestação elétrica e em função de sua localização, esta obra exigiu uma qualidade estética superior. Por isso foi optado pelo cliente o uso de painéis arquitetônicos na cor branca e que não houvesse nenhuma alvenaria no local ou montagem in loco”, acrescentou. 
A fim de alcançar a tonalidade desejada pela MPO, foram realizados vários testes com diferentes traços e fornecedores de agregados e, posteriormente, foram produzidos protótipos de modo a garantir a repetição da solução ao executar as peças definitivas. Outras exigências também foram consideradas para a obra, como por exemplo, o uso de painéis maciços com TRRF de 120 minutos. 
Nesta obra, de acordo com Marin, alguns painéis já iam soldados em formato de “L” ou “U”, pois a montagem não seria viabilizada se enviados separadamente. O transporte ocorreu através de carreta convencional.
Também para a Engetal, um dos desafios da Leonardi foi garantir a homogeneidade do concreto nas peças definitivas, uma vez que o principal material usado, o concreto não é homogêneo. “Outro fator determinante para destaque na execução foi a criação de elementos de fixação e contraventamento das peças de concreto na estrutura metálica. Pode-se ressaltar a dificuldade de forma das peças, uma vez que boa parte das mesmas apresentava algum detalhe em particular (como abas, frisos falsos, recortes para esquadrias, pingadeiras)”, detalha Marin. 
Para essa obra, a empresa desenvolveu diversas soluções, ao invés de apenas um produto, como por exemplo, os apoios de painéis de concreto por meio de tubos soldados na estrutura metálica. “Para o desafio da tonalidade e acabamento dos painéis, foram produzidos protótipos de modo a garantir a repetição da solução em grande escala”, disse.


No processo de montagem foi necessário desenvolver um sistema de suporte para poder executar o serviço através da inclusão de elementos de apoios para painéis. Esses suportes para apoio dos painéis foram soldados na estrutura metálica existente, pois não houve uma concepção conjunta da estrutura metálica e do pré-fabricado. Além disso, parte dos painéis foram montados embaixo de uma estrutura existente. Muitos deles foram montados com munck e outros precisaram de talhas para permitir a movimentação, içamento e posicionamento definitivo dos painéis.

 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!