Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 18 - dezembro de 2019

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Aplicação de painéis pré-fabricados se diversifica e cresce no Brasil

Ao aliar tecnologia, qualidade, elevada produtividade, cuidado com o meio ambiente e distintas possibilidades estruturais e arquitetônicas, sistema construtivo pode ser visto em edifícios de múltiplos pavimentos, em empreendimentos...

Indústria
Os painéis pré-fabricados também estão sendo aplicados em empreendimentos industriais. O Centro de Tecnologia e Inovação em Ingredientes da Cargill Agrícola S.A, em Campinas, é um exemplo de projeto inovador com o uso de painéis arquitetônicos curvos de fachada. A instalação possui fachadas côncavas e convexas, com diferentes curvaturas, e frisos horizontais a cada 70 cm, criando uma modulação horizontal ao longo de toda a edificação. 
De acordo com Marcelo Lima Bandeira, diretor da Bemarco Estruturas, a solução original proposta para o fechamento do prédio era em painéis térmicos metálicos, semelhantes aos utilizados em instalações frigoríficas. E, para atender o formato curvo, eles seriam fabricados sob medida e mesclados com alvenaria. “Porém, a construtora alterou a solução de fachada para painéis de concreto retos entre pilares, criando, ao invés de um prédio com a aparência curvilínea, um edifício com várias arestas, formando um polígono. Então, entendendo a concepção do projeto arquitetônico, decidimos aceitar o desafio de fazer os painéis curvos de concreto”, ressaltou.
Em função de termos fachadas côncavas e convexas, e cada uma delas com diferentes raios de curvatura, a Bemarco desenvolveu internamente fôrmas metálicas com a curvatura variável, demarcada por topografia, a cada setup de fôrmas. “O planejamento da produção foi bem específico, visando minimizar o tempo e os custos com o setup e atender a logística de montagem da obra”, explica Bandeira, que acrescenta que para respeitar a modulação horizontal de 70 cm prevista na arquitetura, os painéis receberam frisos falsos intermediários, posteriormente calafetados na obra como se fossem juntas verdadeiras. 


A empresa precisou ainda desenvolver racks específicos para o acabamento, estoque e transporte dos painéis, que tinha dificuldade de ficarem na posição vertical nos racks convencionais. Assim, os painéis foram estocados na ordem inversa de montagem, minimizando as movimentações no local. Além disso, os dispositivos de fixação e contraventamento foram redimensionados especificamente para esse projeto, em função da torção gerada pela excentricidade de carga do painel curvo. “Era preciso ainda garantir a estabilidade dos painéis e que sua fixação fosse simples e rápida, não comprometendo a produtividade de trabalho dos guindastes e equipes”, disse Bandeira.
 

Comércio
Na área comercial, a reforma da boutique feminina NK Store contou com painéis de fachada pré-fabricada de concreto. Situada em São Paulo, a loja recebeu um projeto arquitetônico do Estúdio Tupi, que foi decidido em votação entre os funcionários da empresa. Para atender o novo olhar do arquiteto Aldo Urbinati e o projeto de interiores composto por madeira, cimento queimado e latão, a Leonardi precisou representar o acabamento amadeirado rústico em concreto na fachada. E para vencer o desafio, foi necessária a execução de protótipos. “A textura dos painéis foi desenvolvida exclusivamente para essa obra não havendo nenhuma reprodução da mesma”, destaca Marcelo Cuadrado Marin.

Outro ponto importante dessa obra, segundo Marin, foi a montagem e o transporte dos painéis. “Como a obra está localizada em área comercial, a montagem precisou acontecer muitas vezes durante a madrugada com transporte via carretas in loader”, explicou. “Essa carreta apresenta como principal vantagem a ausência de eixo traseiro, o que permite o alojamento da carga a poucos centímetros do solo, além disto, a facilidade de estabilização da carga pela atuação de braços mecânicos e alojamento de carga em rack metálico são importantes”, complementa. Além disso, foi necessária a interdição e isolamento do local em alguns momentos para que a montagem dos painéis ocorresse de forma verticalizada com dois guindastes.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!