Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 14 - outubro de 2018

ARTIGO TÉCNICO

Artigo Técnico

IMPACTO DA TEMPERATURA SUPERFICIAL DE FACHADAS COM CONCRETO APARENTE SOBRE O DESEMPENHO TÉRMICO DE PAINÉIS PRÉ-MOLDADOS

3. MEDIÇÕES EXPLORATÓRIAS DE CAMPO
A seguir são apresentados os resultados de uma pesquisa exploratória com medições de campo com o objetivo de avaliar o efeito da temperatura superficial externa em painéis pré-moldados de fachada no desempenho térmico do sistema.

3.1. Medição de atraso térmico em superfícies de painéis com paredes duplas
Na Figura 2 é apresentado um protótipo construído com painéis de paredes duplas em concreto com preenchimento no local. Com a utilização de sensores térmicos tipo dataloggers, foram medidas as temperaturas ao longo do dia na fachada oeste para verificar o atraso térmico e a inércia térmica do painel de concreto, conforme é possível observar na Figura 6. Segundo o gráfico de variação da temperatura, a menor temperatura da face interna ocorreu entre 9 hs e 10 hs da manhã. É possível observar que a temperatura interna é a mesma que a temperatura externa por volta das 10 hs. Entre 10 hs e 16 hs, a temperatura externa aumenta, atingindo a temperatura máxima, ultrapassando o valor da temperatura interna, e mantendo-se relativamente estável entre 16 hs e 18 hs, diminuindo a partir das 19 hs, sendo que às 20 hs os valores de temperatura externa e interna são os mesmos novamente. Dada a inércia térmica do painel de concreto, o mesmo tende a esquentar durante o dia e resfriar durante a noite. Porém, a temperatura externa atinge sua máxima por volta das duas horas da tarde, enquanto o painel de concreto atinge sua máxima por volta das cinco da tarde, onde na Figura 3 tem-se um atraso térmico de 03 hs. O amortecimento térmico máximo registrado pela manhã foi de 4,33 graus Celsius, e à tarde de 4,64 graus Celsius. Neste caso, este painel atenderia as exigências de desempenho mínimo no inverno segundo a NBR15220-3, onde para o nível mínimo de desempenho (M), para as zonas bioclimáticas 1 e 5, tem-se que a Ti,min > (Te,min + 3 graus), enquanto para as outras  zonas bioclimáticas não precisa ser verificado.

Figura 2 – Planta baixa de Protótipo da Sudeste - Fonte: Sudeste Pré-Fabricados

Figura 3 – Gráfico da Variação de Temperatura em Graus Celsius das Superfícies Interna e Externa do Painel da Fachada Oeste da Sudeste ao Longo do Dia - Fonte: RAEDER (2018)

3.2. Medição da temperatura externa em condição de sombreamento e sol
Na Figura 4 são apresentadas leituras com termovisor feitas em um protótipo com parede dupla localizado na cidade de Americana-SP e em um protótipo com painel misto localizado na cidade de São Carlos – SP, onde pode ser observado o efeito do sombreamento do beiral sobre a temperatura superficial da fachada. Como pode ser observado, a diferença de temperatura entre a parte sombreada e a parte que estava exposta ao sol é de aproximadamente 12°C. Neste caso, é evidente que a utilização de brises e beirais para sombreamento da fachada diminui a demanda térmica nas paredes da fachada, viabilizando a utilização de painéis com menor espessura.

 

Figura 4 – a) Termovisor na Fachada Leste em protótipo com paredes duplas de concreto e b) Termovisor da Fachada em protótipo com painel misto no NETPre-UFSCar.
Fonte: RAEDER (2018).


3.3. Efeito do escurecimento da superfície por envelhecimento em telhas de concreto
A Figura 5a traz uma imagem aérea da área onde se encontra o laboratório do NETPre e é possível perceber que a falta de tratamento da cobertura é responsável pela leitura realizada pelo termovisor da Figura 5b. A cobertura do NETPre não possui antifugante ou impermeabilizante e sua cor se aproxima da cor preta, que tem maior absortância. Além da fachada, a cobertura também pode influenciar o conforto do ambiente, onde a temperatura da cobertura atinge 60°C.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!