Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 20 - outubro de 2020

ABCIC EM AÇÃO

IDD promoveu seminário online sobre pré-fabricação de concreto com apoio da Abcic

A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, participou da abertura e dos debates, enquanto o engenheiro Marcelo Cuadrado, diretor técnico da entidade, ministrou palestra sobre “Pré-fabricados e versatilidade de projetos”

Marcelo Cuadrado Marin: “É importante conceber o projeto desde o início em pré-fabricado, conhecendo o parque industrial do fabricante, para utilizar todo potencial do sistema”.

Na sequência, o engenheiro Marcelo Cuadrado Marin, diretor técnico da Abcic e diretor de Engenharia na Leonardi Construção Industrializada, ministrou apresentação sobre Pré-fabricados e a Versatilidade de Projeto, trazendo uma série de obras brasileiras e internacionais que enfatizam essa questão, incluindo algumas obras homenageadas no Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, como GH Corporate, Morumbi Town, o escritório administrativo Igreja Batista Morumbi e o Campo de Provas da Mercedes-Benz. Outra obra emblemática citada foi o Bella Sky, que esteve em destaque na primeira edição da Revista Industrializar em Concreto.
Na área internacional, edifícios inovadores e diferenciados na Bélgica e na Holanda foram apresentados assim como o sistema sendo usado em locais com ocorrência de terremotos, como nos Estados Unidos, enfatizando que a pré-fabricação de concreto pode ser amplamente aplicada em construções que precisam ser resistentes aos sismos. Ele também comentou sobre as duas torres residenciais em Singapura, que deverão ser os maiores em pré-fabricado de concreto. 
Em território nacional, Cuadrado mostrou aos internautas participantes a aplicação na área residencial, para a construção de edifícios mais altos, em projetos de infraestrutura e em harmonia com outros sistemas construtivos. Ele ainda exemplificou o uso do pré-fabricado de concreto na área de saneamento, que é um segmento que deve ganhar mais destaque nos próximos anos, em especial, com a sanção de seu Marco Legal. “Nosso segmento pode ajudar na missão de diminuir os gargalos do saneamento do país. Esse é um setor a ser explorado e temos muitas oportunidades de apresentar nossa solução”, ponderou. 
Além de destacar a versatilidade da pré-fabricação de concreto, Cuadrado também listou os princípios gerais para o projeto de estruturas de concreto pré-moldado, baseado no livro Concreto pré-moldado: fundamentos e aplicações, do engenheiro e professor Mounir Khalil El Debs, um dos pioneiros no estímulo e no estudo das estruturas pré-fabricadas de concreto no Brasil. São eles: conceber o projeto da obra visando a utilização do concreto pré-moldado; resolver as interações da estrutura com as outras partes da construção; minimizar o número de ligações; minimizar o número de tipos de elementos e utilizar elementos da mesma faixa de peso.
Nesse sentido, o diretor técnico da Abcic explicou que na industrialização não é possível improvisações e que, por exemplo, o projeto de instalação precisa estar totalmente compatibilizado com a estrutura. “É importante conceber o projeto desde o início em pré-fabricado, conhecendo o parque industrial do fabricante, para utilizar todo potencial do sistema. A protensão é um exemplo disso. Usada de forma ampla, permite a confecção de muitos elementos em série e grandes vãos, o que resulta em flexibilidade para o projeto arquitetônico”. 
Outra informação importante trazida por Cuadrado durante o Seminário Online esteve relacionado às condições para realmente aproveitar a versatilidade da pré-fabricação. Ele elencou a formação de especificadores, por meio de universidades, institutos como o IDD, associações, a Abcic e a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece); o trabalho em pesquisa e desenvolvimento, estimulado pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), pela Federação Internacional do Concreto (fib), pelo Instituto Americano de Concreto Pré-Fabricado e Protendido (PCI) e por agências de fomento; as normas técnicas do setor, a qualidade e desempenho fomentados pelo Selo de Excelência da Abcic e a política nacional de industrialização.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!