Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 7 - abril de 2016

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Inovação e Sustentabilidade caracterizam a adoção de pré-fabricado em segmentos que avançam no país


O êxito da construção dos túneis graneleiros exigiu o desenvolvimento de distinta engenharia, incluindo formas altamente complexas


Em relação aos insumos utilizados na produção das estruturas para as torres, o diretor superintendente da Cassol relata que foi utilizado concreto autoadensável, com exigências específicas de trabalhabilidade para a concretagem de uma peça horizontal com forma e contra forma. “A tolerância das peças segue padrão diferente dos pré-fabricados e a engenharia de concepção da torre possui considerações de fadiga ao concreto, devido aos esforços gerados pelo aerogerador”, afirma Cassol.
Já em relação à montagem da torre um cuidado extra tem de ser tomado em relação à velocidade do vento, pois em virtude da altura e do peso dos anéis requer um constante monitoramento para garantir a segurança da operação. “Trabalhamos com o que definimos como ´janela de vento`, um período em que teríamos condições de realizar a montagem sem interrupções. Em razão disso, as equipes, algumas vezes, iniciavam os trabalhos mais tarde e realizavam a montagem durante a noite”, informa o diretor superintendente da empresa. 
O projeto da construção da Torre Eólica de Tubarão foi tão bem-sucedido que a Cassol também forneceu estruturas pré-fabricadas para as torres de um grande projeto eólico, igualmente executado pela WEG, no município de Aracati, no Ceará, que envolveu a construção de 47 torres. Além disso, a obra da Cassol em Santa Catarina recebeu o Destaque Sustentabilidade do Júri do Prêmio Obra do Ano em Pré-fabricado de Concreto, edição 2015 da Abcic.


Um cuidado extra foi com o uso de um concreto altamente impermeável, devido a necessidade de absoluta estanqueidade no interior dos túneis
 

Moinho Globo Alimentos/PR
Localização: Sertanópolis, Paraná
Área construída: 16.458 m²
Volume de concreto pré-fabricado: 3.287 m³
Início da Obra: Fevereiro de 2015
Término da Obra: Junho de 2015
Arquiteto: Francisco Montes Hernandez
Projeto Estrutural: Celso Tulio Demarco Junior
Empresa pré-fabricadora: Rotesma Indústria de Pré-Fabricados de Concreto

Não é somente na área de torres para energia eólica que a indústria de pré-fabricado tem conseguido fornecer estruturas para obras classificadas como especiais. Sua atuação avança ainda para o segmento do agronegócio, cujo desempenho vem se destacando positivamente na última década. Um exemplo desse tipo de obra é a construção das instalações onde funciona o Moinho Globo Alimentos, um edifício de oito pavimentos, com altura de 38 metros localizado no município de Sertanópolis, no Norte do Paraná. Com capacidade para processar até 600 toneladas de trigo por dia, o Moinho Globo produz farinha e misturas especiais.
Com projeto arquitetônico do arquiteto Francisco Montes Hernandez, a obra, que ocupa uma área total de 16.458 m², foi majoritariamente construída com o uso de estruturas pré-fabricadas de concreto, produzidas pela Rotesma Indústria de Pré-fabricados de Concreto. A opção pelo pré-fabricado foi feita devido à necessidade de agilidade na conclusão da obra. Foram empregados vigas, pilares, lajes alveolares, painéis arquitetônicos de fachada estruturais e também escadas. No total, foram utilizadas 2.500 peças. Segundo o engenheiro Celso Tulio Demarco Junior, responsável técnico pelo pré-fabricado, como a altura da estrutura de multipavimentos ultrapassava o limite de 25 metros, houve a necessidade da segmentação dos pilares com o intuito de facilitar o manuseio destas peças na etapa de transporte e montagem. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!