Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 9 - dezembro de 2016

ABCIC EM AÇÃO

Jornada Internacional da Abcic ressalta a versatilidade e benefícios da construção industrializada de concreto

Composto pelo Seminário Internacional e pelo Curso Abcic-fib, também destacou a interação e a contribuição da delegação brasileira nos trabalhos e ações da fib

 



Empresários e profissionais técnicos da indústria de pré-fabricados participaram do evento


A parte da manhã do Seminário Internacional da Abcic teve as apresentações do secretário geral da fib, David Fernandez-Ordoñez, do arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Paulo Fonseca de Campos, e do consultor Gerson Ishikawa, professor adjunto do curso de Engenharia de Produção Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O consenso entre eles é de que o BIM é uma ferramenta importante na indução do desenvolvimento da industrialização, incluindo o pré-fabricado de concreto, e de que a evolução desse sistema construtivo passa pelo avanço da tecnologia do concreto, da indústria de equipamentos e de conexões, e pela contribuição das soluções ao ciclo de vida, com a redução significativa dos impactos e o consumo racional dos recursos e reutilização dos elementos em outras obras. 
“É um evento magnifico que devíamos ter sempre no Brasil, porque podemos ver quanta inovação existe no resto do mundo e o quanto podemos avançar. Esperamos que o Brasil retome rapidamente para que possamos inovar ainda mais e acompanhar o que está sendo feito no mundo”, disse o professor e engenheiro Augusto Carlos Vasconcelos. Para o professor Mounir Khalil El Debs, da Escola de Engenharia da USP São Carlos, “é extremamente importante esse trabalho que a Abcic tem feito de trazer pessoas do exterior e participar da comissão de pré-fabricados da fib, porque coloca o Brasil dentro do contexto internacional, além de ter esse contato direto com profissionais de elevada capacidade técnica”. 



Professor Vasconcelos é referenciado e aplaudido por seu pioneirismo em protensão no país, tecnologia precursora da indústria nacional


A programação da tarde contou com as palestras do diretor de tecnologia da construtora Sumitomo Mitsui Construction, Akio Kasuga, do diretor-proprietário da Commercial Design e Concepts, George Jones, e do engenheiro da EGT Engenharia, Marcelo Waimberg. Os participantes puderam conhecer tecnologias avançadas e interessantes de para execução de pontes pré-fabricadas de concreto, os benefícios do sistema construtivo em obras de infraestrutura e a participação brasileira na fib, em especial no GT 6.5 de Pontes pré-fabricadas de concreto.
O presidente da ABECE, Augusto Pedreira de Freitas, esteve presente na Jornada Internacional e ressaltou a importância de conhecer tecnologias avançadas para a execução de obras em pontes em um momento em que o país necessita desse tipo de conhecimento. “Nossas pontes estão sendo feitas sempre da mesma forma, por isso precisamos discutir outras maneiras de executar esse tipo de obra. Os profissionais que atuam nessa área precisam estar abertos para pensar no uso de pré-moldado para ponte, não sendo apenas as vigas”, explicou.
Um ponto relevante, de acordo com o coordenador adjunto do curso de Graduação em Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie do Mackenzie, professor Alfonso Pappalardo, foi a apresentação das atividades dos grupos da fib. “Isso permite que alinhemos nossas pesquisas nas necessidades básicas do setor de pré-fabricados”, disse. “Também percebi que as mudanças de paradigmas entre a arte de projetar e de construir estão sendo apresentadas com a influências de países desenvolvidos, o que pode permitir que nós reconsideremos algumas formas de se ensinar no Brasil, trazendo para a universidade todas as inovações tecnológicas dessa área”.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!