Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 13 - maio de 2018

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Vantagens das estruturas pré-fabricadas viabilizam obras de hospitais

Construção concluída em menor prazo, custos competitivos e perfeita adequação às necessidades dos clientes criam oportunidades para o pré-fabricado na construção de hospitais e outros edifícios voltados para as áreas clínicas e de saúde

 

Hospital Ilha do Leite, pertencente ao grupo Hapvida e localizado no Recife, teve toda sua estrutura em pré-fabricado de concreto montada em apenas cinco meses


Hospital Ilha do Leite
Localização: Recife/PE
Contratante: Grupo Hapvida
Área do terreno: 1.150 m2
Área construída total: 9.000 m2
Edifício: 14 pavimentos (4 de estacionamento e 9 administrativo)
Construtora: Conic
Empresa pré-fabricadora: T&A Pré-fabricados
Volume de estrutura de pré-fabricado: 8.500 m³
Projeto de arquitetura: Figuerêdo Planejamento
Projeto estrutural: Engedata
Início da obra: abril de 2016
Término da obra: maio de 2017

 

De acordo com Vitor Almeida, diretor da T&A Pré-fabricados, para assegurar os requisitos de qualidade e segurança mencionados pelo dirigente da Hapvida, todos os pilares, vigas, lajes e escadas do empreendimento foram produzidos com rigoroso controle tecnológicos previamente na fábrica da T&A, localizada a 28 quilômetros da capital pernambucana, no município de Igarassu. “Elaboramos uma estratégia para que tudo fosse executado com segurança e qualidade, cumprindo os prazos acordados com a Hapvida”, afirmou. Segundo conta, as peças de concreto foram produzidas em tamanho adequado para que pudessem ser transportadas em caminhões de pequeno porte, para facilitar o acesso ao local da obra, e depois içadas e montadas por meio de uma grua. “Tudo isso facilitou a logística no local”, complementou. 

 

Logística inteligente
o dirigente da T&A explicou também que, assim como acontece em todas as obras da empresa, foi feito um estudo, ainda na fase de projeto, para planejar a montagem das estruturas no canteiro, avaliando-se, inclusive, qual o melhor trajeto a ser percorrido do parque industrial até a obra, assim como o horário mais adequado para o transporte das estruturas, de modo que o impacto fosse o menor possível para todos os envolvidos. “Com essa análise prévia, foi possível colocar em prática uma sequência de montagem pré-definida, de forma que o descarregamento fosse feito rapidamente e que o estoque de elementos na obra fosse o menor possível, mitigando possíveis transtornos”, observou Almeida. 

As peças de concreto foram produzidas em tamanho adequado para que pudessem ser transportadas em caminhões de pequeno porte, para facilitar o acesso ao local da obra do Hospital Ilha do Leite

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Graças a esse esquema, pensado antecipadamente, ficou mais fácil promover a viabilidade técnica da montagem de peças, que chegavam a pesar 10 toneladas. “Trouxemos de São Paulo inclusive uma grua de alta capacidade para a montagem da obra”, observou Almeida. Acrescenta ainda que o projeto estrutural e as emendas dos pilares pré-fabricados foram os principais diferenciais tecnológicos da obra. “O projeto estrutural foi concebido para montar no máximo dois pavimentos sem a solidarização final. Então tivemos que trabalhar bem sincronizados com a construtora para não perder tempo com as concretagens”, complementou. 

Vantagens do pré 
Toda essa estratégia conferiu maior agilidade e rapidez para a obra. Almeida lembrou também de outras vantagens do pré-fabricado para a construção de edifícios. “Uma delas é o custo fechado com o cliente desde a fase de projeto. O fato das peças serem apenas montadas no terreno também elimina a necessidade de se ter grandes canteiros, o que é um grande atrativo em grandes centros, com pouca disponibilidade de terrenos”, complementou o executivo da T&A. Outros pontos positivos do sistema industrializado lembrados por ele são: menor necessidade de mão de obra e redução no número de acidentes de trabalho. “Essas são vantagens que o investidor leva em conta na hora de analisar alternativas de levantar um edifício”, concluiu. 
A T&A possui ainda outra obra hospitalar construída com pré-fabricado. Em 2005, ela foi responsável por desenvolver, produzir e montar as estruturas pré-moldadas da ampliação do Hospital IMIP – Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, erguido em Salvador. Trata-se de uma obra que consumiu 970 m³ de concreto pré-fabricado, cujo principal desafio foi compatibilizar a montagem das estruturas novas com um prédio hospitalar em funcionamento. A área construída total foi de 6.100 m2 que resultou em seis pavimentos executados sobre dois outros andares já existentes. “Os pilares foram fixados à fundação por meio de parafusos, as vigas foram soldadas aos pilares, formando uma estrutura hiperestática”, explica Almeida. 
No caso do Hospital da Unimed-BH, que iniciou a construção no início de 2017, em Betim (Minas Gerais), o projeto original havia sido concebido utilizando-se a estrutura de concreto moldada in-loco. Um dos nossos grandes desafios foi o prazo definido para a obra, tendo em vista que todo o projeto, originalmente concebido em concreto convencional, foi modificado para reduzir o prazo de conclusão da obra, afirmou João Gualberto de Almeida, dirigente da Incopre – Pré-fabricados de Concreto, empresa que, juntamente com a Precon Pré-Fabricados, se encarregou de desenvolver e produzir as estruturas pré-fabricadas da obra. 

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