Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 16 - abril de 2019

ARTIGO TÉCNICO

Vigas pré-moldadas tipo I para tabuleiro de pontes rodoviárias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3.MODELO DE ANÁLISE
A análise do tabuleiro se dá em duas fases, a fase I de viga isolada e a fase II com as vigas trabalhando em conjunto interligadas pela laje do tabuleiro. Na fase I tem-se a situação de viga bi-apoiada, perfil simples, em que atuam a protensão, o peso próprio e o peso do concreto fresco da laje durante a etapa de sua execução. Na fase II tem-se um modelo tridimensional com o comportamento conjunto de vigas e laje em que atuam o peso dos guarda-rodas, peso do revestimento e a carga móvel. 
As diversas opções de tabuleiro da fase II foram modeladas pela combinação de elementos finitos de barras e de placa. Na figura 6 tem-se a configuração do caso de vão com 15m e intereixo 0,50m.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3.1 Detalhes do Modelo de Elementos Finitos
a) O material das vigas é um concreto tipo C40 (Ecs=30GPa).
As vigas têm seção transversal correspondente ao perfil composto incorporando a largura colaborante da laje que depende do intereixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

b) O material da laje é um concreto do tipo C40 ortotrópico com (Ecs=30GPa, n=0,20). A ortotropia é utilizada para impor um módulo de deformação com valor muito baixo para o material da laje no sentido longitudinal, paralelo às vigas, garantindo assim que toda a flexão longitudinal seja absorvida pelas vigas.

3.2 Carga Móvel
A carga móvel adotada é a correspondente à classe 45 da norma brasileira NBR7188. Utiliza-se da simplificação permitida na norma considerando-se a carga de multidão p atuando também na área do veículo compensando-se com a redução no peso das rodas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O veículo único pode percorrer a ponte pelas faixas A, B ou C definidas na figura 8 e a carga de multidão é disposta na área útil do tabuleiro na posição mais desfavorável para a solicitação analisada. 

 

 

 

 

 

 

 

 

A amplificação dinâmica é considerada pela majoração dos esforços de carga móvel multiplicando-os pelo coeficiente e de impacto vertical (CIV) definido na norma NBR7188 pela expressão:

 

onde, neste caso, Liv é o valor do vão teórico.


4.CRITÉRIOS DE PROJETO / VERIFICAÇÃO
Na sequencia apresentam-se os critérios de projeto considerados para a verificação das vigas. 

4.1 Estabilidade Lateral
Uma verificação preliminar é a da estabilidade lateral da viga nas fases de movimentação e montagem. Tratando-se de um estudo genérico e não de projeto executivo específico, a estabilidade lateral pode ser examinada de forma expedita utilizando as expressões da NBR9062:
L < 50
  B1                                          (02)
l x h < 500
 b1)2                                        (03)
onde
 L = vão teórico definido pelas distâncias entre as alças de içamento ou pontos de apoio.
h = altura da viga.
bf = menor largura da região comprimida da viga, que na situação transitória é o talão inferior.  
Para a faixa de vãos considerados, a tabela 2 apresenta os valores das expressões (02) e (03) acima.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!