Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 16 - abril de 2019

ARTIGO TÉCNICO

Vigas pré-moldadas tipo I para tabuleiro de pontes rodoviárias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Até o vão de 25m os valores das expressões são menores que os valores limites. Vigas com vão maior que 25m devem ter sua estabilidade lateral verificada por análises mais aprofundadas como as expostas em El Debs (2017) ou utilizar de acessórios temporários de travamento durante o manuseio e a montagem.

4.2 Verificações em Serviço - Estados Limites de Utilização
a) Verificação no ato da protensão.
No ato da protensão em que atuam simultaneamente apenas o peso próprio da viga e a protensão com perdas imediatas, exige-se:
- Respeitar o estado limite de compressão excessiva. Limitação da tensão de compressão máxima no concreto. Tensões calculadas no estádio I.

 

 

 

 

- Respeitar o estado limite de formação de fissuras. Tensão de tração no concreto não ultrapassa o valor da tensão limite de formação de fissuras.

 

 

 

 

O encurtamento do concreto para o cálculo da perda imediata foi obtido pela expressão que garante equilíbrio interno e compatibilidade de deformação aço-concreto logo após a liberação da protensão na pista:

 

 

 

 

 

 

onde
b = alongamento do aço na pista de protensão no ato da concretagem. 
ep= excentricidade do cabo resultante em relação ao CG da seção.
A = área da seção transversal da viga. 
J = momento de inércia à flexão da seção da viga.
n = fator de homogeneização (Ep/Ec), relação entre os módulos de deformação aço-concreto no ato da protensão.
p = taxa de armadura de protensão (Ap/A)
b) Verificação para combinação quase-permanente no tempo infinito.
Na combinação quase-permanente têm-se os efeitos das seguintes ações. 
Fase I: peso próprio (g0) + protensão com perdas imediatas(p0) + peso do concreto fresco da laje (g1), todas atuantes no perfil simples da viga.
Fase II: peso dos guarda rodas e revestimento (g2) + efeito das perdas progressivas de protensão (pp) + parcela quase-permanente da carga móvel ( Ψ2xq), todas atuantes no perfil composto da viga, modelo tridimensional.

 

 

 

Ψ2 = 0,3fator de combinação quase-permanente para ponte rodoviária conforme NBR8681.
Para esta combinação exige-se:
- Respeito ao estado limite de compressão excessiva.

 

 

 

 

- Respeito ao estado limite de descompressão. Seção totalmente comprimida.

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