Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 20 - outubro de 2020

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Excelência em estruturas pré-fabricadas de concreto

Atendimento a requisitos de qualidade, segurança e meio ambiente, desde a tecnologia do concreto a precisão dimensional, da proposta encaminhada ao cliente à segurança de montagem, integram o programa Selo de Excelência Abcic, indutor do desenvolvimento tecnológico do setor que se traduz em competitividade na gestão empresarial e com resultados práticos evidenciados pelos clientes

“A Abcic entende que o Selo de Excelência é estratégico para o crescimento do setor de pré-fabricados em concreto”, enfatiza Guilherme Philippi, presidente do Conselho Estratégico da Abcic e diretor da Marna, empresa que possui o nível III do Selo de Excelência. 
De acordo com ele, o forte investimento em qualidade feito pelas empresas resulta em muitos benefícios, ampliando o mercado potencial do sistema construtivo. “Os clientes percebem todas as vantagens da construção industrializada em concreto, como por exemplo, a alta precisão dimensional das peças e a velocidade das obras com segurança”. 
Quanto à análise dos resultados para a Marna, ele informa que, desde o início da implementação do Selo, foi possível notar melhorias em: organização, rastreabilidade, calibração e manutenção de equipamentos e gestão de resíduos. “Outro ganho importante que percebemos foi o aumento da produtividade, com a diminuição de erros e retrabalhos na fabricação. Consequentemente temos uma montagem das obras mais ágil e assertiva”, complementou. 
Outro aspecto interessante a ressaltar é que as empresas hoje já possuem essa gestão, em alguns casos, integrada com seu sistema ERP. O software da Plannix, por exemplo, oferece uma solução produtiva para o acompanhamento de obras, planejamento e controle de produção e projetos, com acesso a gráficos informativos, rastreabilidade de peças e outras interfaces das operações com resultados e assertividade produtivas nas informações em tempo real. Ele pode ter interface com outros sistemas presentes, possibilitando aprimorar outros processos, como programação da fábrica, controle de formas, controle do estoque de peças, programação e acompanhamento de cargas, controle dos materiais utilizados, através de equipamentos eletrônicos via mobile.

Identificação e Rastreabilidade do processo, controle tecnológico com laboratórios próprios, escaneamento de peças visando atingir  alta precisão e desvio zero no controle dimensional, são práticas correntes nas indústrias que integram o programa

De acordo com Carlos Barbosa, sócio fundador da Plannix, o software foi desenvolvido para ser a pedra fundamental para a transformação digital das fábricas de pré-fabricados de concreto, por isso, a cada dia o sistema fica mais robusto, principalmente, com a inserção de novas tecnologias. “Incluímos no sistema aspectos que são necessários e contribuem para a obtenção do selo ABCIC. Muitos desses itens geravam, anteriormente, um volume grande de papel e dificuldade de concatenar dados. Então, relacionamos quantos pontos o sistema contribuiria para a pontuação da empresa para a obtenção do Selo. O total seria de mais de 600 pontos caso a empresa passasse a utilizar todo o software”.

Clientes apontam benefícios
Todos os benefícios citados pelas empresas associadas à Abcic, detentoras do Selo ou em vias de implementação, são ratificadas pelos clientes. O engenheiro Romilson Alves de Souza, diretor de operações da Passarelli Engenharia e Construção e diretor do consórcio construtor formado com a Método Engenharia para a realização do empreendimento Shopping Trimais, analisa que a visão sistêmica e holística e um planejamento tridimensional que leva inclusive em consideração a interface com as outras disciplinas da obra denota, sem dúvida, a implementação de um sistema de gestão consistente. “E, isso foi um grande diferencial”, pontua.
Para ele, os aspectos de planejamento tiveram profunda sinergia com a linguagem BIM, base de sustentação do sistema integrado da obra, da compreensão das interfaces e da sistemática de planejamento. “A Passarelli é uma empresa de quase 90 anos e a lealdade aos seus princípios é fundamental. A integração com o pessoal, o canteiro de obras e o próprio sistema de gestão da empresa foram fundamentais, inclusive, porque a estrutura é caminho crítico e a industrialização requer a precisão em todas as interfaces”. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!