Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 38 - setembro de 2026

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Pré-fabricado de concreto conquista projetos e obras de entretenimento

Empreendimentos como surf indoor, complexos dos rodeios, autódromos, centros de eventos, arenas esportivas e espaços urbanos de lazer e espaços na orla marítima, demonstram que. a industrialização em concreto vem assumindo protagonismo em projetos que exigem velocidade construtiva, grandes vãos, durabilidade e flexibilidade de uso

"O empreendimento utilizou um sistema híbrido justamente para conciliar a complexidade geométrica da piscina com a necessidade de produtividade, precisão e racionalização construtiva", explica o engenheiro Cristiano S. Rodrigues, da Cassol Pré-Fabricados, responsável pelo projeto estrutural. 

Detalhes da montagem da fachada do Surf Center

Surf Center: espaço de surf indoor finalizado

Assim, pilares, vigas-tesoura, vigas-calha, terças, lajes alveolares, painéis alveolares de fechamento, escadas pré-fabricadas e estacas protendidas passaram a compor praticamente toda a estrutura do edifício, deixando para a execução convencional apenas os elementos diretamente relacionados ao tanque de geração de ondas.

O processo construtivo teve início com estacas protendidas pré-fabricadas associadas a blocos moldados in loco. Quanto à estrutura da piscina, foram instalados pilares pré-fabricados, conectados por parafusos metálicos. 

Essa solução foi determinante para garantir a precisão dimensional durante a montagem e reduzir as interferências entre as diferentes etapas da obra. As conexões metálicas permitiram rapidez na execução, alinhamento preciso dos pilares e excelente compatibilização entre os elementos moldados in loco e a estrutura industrializada”, comenta Rodrigues. 

A partir daí, a obra passou a incorporar diversos elementos estruturais desenvolvidos especificamente para atender às necessidades arquitetônicas do empreendimento. Entre eles destacam-se pilares com braços estruturais, vigas em balanço, mezaninos distribuídos em múltiplos níveis, vigas-calha, passarelas metálicas integrando áreas executadas por sistemas distintos e cobertura metálica tipo sanduíche com iluminação natural.

Na montagem da Endless, a precisão dos elementos na estrutura da piscina de ondas é fator decisivo

Endless Surf

Cliente: Consórcio BSC Aretê Búzios
Volume de concreto:  2.700 m³
Tipo de peças: Peças especiais - Lineares, planas e tridimensionais
Projeto Estrutural: Cassol Pré-fabricados – João Baptista da Silveira Filho
Arquitetura: Endless Surf
Período de execução da obra: 13/08/2025 a 12/02/2026 (montagem) - Término Solidarização: 14/04/2026


Outro aspecto interessante foi a incorporação das instalações prediais à própria estrutura. As tubulações de águas pluviais e o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) foram embutidos nos pilares pré-fabricados, reduzindo as interferências visuais e preservando a linguagem arquitetônica do projeto.

O sistema industrializado precisou responder a uma arquitetura marcada por grandes panos de vidro, amplos espaços internos e elevada leveza visual. Esse foi um dos principais desafios enfrentados pela equipe de engenharia. "A maior dificuldade foi compatibilizar uma arquitetura inédita com um sistema industrializado, especialmente devido à geometria da piscina de ondas e à necessidade de grandes áreas envidraçadas”, analisa Rodrigues. 

A integração entre concreto, aço e vidro exigiu um elevado nível de coordenação entre projeto, fabricação e montagem, garantindo que todos os elementos chegassem à obra dentro das tolerâncias previstas. Como parte dessa estratégia, os elementos pré-fabricados permaneceram aparentes, assumindo também um papel arquitetônico e não apenas estrutural.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!